As maiores etnias da Chechenia
População é de 1,269 milhões (2010)
De fato, a Chechênia pode ser considerada uma república islâmica, já que cerca de 96% de sua população 1.3 milhão professa a fé. Uma minoria, que beira os 4%, segue o catolicismo ortodoxo ou armênio. Uma pequena polêmica – que, aliás, é a grande propaganda turística da república caucasiana – é sobre aquela que seria a ‘maior mesquita da Europa’, a Ahmad Kadyrov. Em primeiro lugar, os europeus tremem de receio ao incluir a Chechênia na Europa (embora seja, geograficamente, correto). Em segundo lugar, a Mesquita de Roma ainda é maior que o templo checheno.
Ainda seguindo os passos do islã na república, o documentário mostra um menino de sete anos como representante de um sistema educacional rígido, no qual aspirantes religiosos devem decorar o Corão em árabe – mesmo sem entender a língua árabe. Para o menino, a definição paraíso e inferno são simples. O primeiro é o lugar dos que seguem a fé muçulmana, enquanto o segundo é o lar dos infiéis.
Além da religião, os estudantes têm aulas de esporte, para mostrar que a vida é uma luta. Mas uma inconsistência me chamou atenção: de acordo com a Sharia, a lei islâmica, não se pode atingir a cabeça. Veio-me imediatamente a lembrança de Muhammed Ali, um dos maiores boxeadores de todos os tempos.
Outra inconsistência é sobre o Mawlid (aniversário do profeta Maomé). O doc mostrou os fogos, a festa, a celebração, mas, para mim, infiel, isso sempre foi condenado pelos sunitas, que, teoricamente, só festejam Eidul Fitr (final do Ramadã) e o Eidul Adha que vem antes do Hajj (a