As Leis de Newton
Isaac Newton, um cientista inglês que viveu entre 1643 e 1727, publicou, em 1687, uma importante obra chamada Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Nesta obra foram enunciadas aquelas que mais tarde viriam a ser conhecidas como as Três Leis de Newton.
Conta à história que Isaac Newton estava sob uma macieira lendo seu livro, quando repentinamente, uma maçã cai sobre a sua cabeça, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraia a maçã.
Com o entendimento da gravidade, vieram o entendimento de Força, e as três Leis de Newton.
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças.
As leis de Newton constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica, que justamente por isso também é conhecida por Mecânica Newtoniana.
Na cinemática, estuda-se o movimento sem compreender sua causa. Na dinâmica, estudamos a relação entre a força e movimento.
Força: É uma interação entre dois corpos.
Para compreendê-la, pode-se basear em efeitos causados por ela, como:
Aceleração: faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma força é aplicada.
Deformação: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ação de uma força.
Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.
As três Leis de Newton são:
1.º Lei - Lei da Inércia 2.ª Lei - Lei Fundamental da Dinâmica
3.ª Lei - Lei da Ação e Reação
O princípio da Inércia diz que:
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele."
Em uma pista de boliche infinita e sem atrito a bola não pararia até que uma força contrária ao movimento fosse efetuada.
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não