As leis de Newton
AS TRÊS LEIS DE NEWTON
Maria de Lurdes dos Santos Pereira
Isaac Newton nasceu no dia 4 de Janeiro do ano
de
1643,
na
mansão
de
Woolsthorpe, perto de Grantham em
Lincolnshire. Oriundo de uma família de fazendeiros, nasceu órfão, seu pai tinha morrido três
meses
antes
do
seu
nascimento. A partir dos dois anos de idade foi criado pelos seus avós, para a companhia de quem foi levado, após o novo casamento da sua mãe. Crê-se que Isaac Newton terá tido uma infância muito infeliz, visto que não são encontrados na sua história vestígios de grandes laços afectivos. O próprio avô não lhe deixou nada em testamento, o qual redigiu quando o neto tinha dez anos de idade, o que por si só sugere a total ausência de afecto entre os dois.
O ressentimento que acalentou pela mãe e pelo padrasto foi de tal enormidade, que chegou a ameaça-los que os queimava dentro da sua própria casa, disto mesmo se confessou ao analisar os seus pecados, lá pelos dezanove anos.
Talvez, por ter sido tratado com tamanha frieza e desamor, possuía uma personalidade introspectiva, de temperamento difícil e conturbado.
Depois da morte do padrasto passou a viver com a mãe, avó e os meiosirmãos, um rapaz e duas raparigas enquanto frequentava a escola, onde não demonstrou as capacidades de que afinal era possuidor. Um relatório escolar descreveu-o até como “preguiçoso” e “desatento”, pelo que a sua mãe determinou que este seu filho tomasse as rédeas dos negócios da família.
Naqueles tempos, ordenava a tradição, que fossem os homens a assumir esta responsabilidade, porém, nunca a tal se dedicou, em vez disso, entregou-se ao isolamento, durante o qual se dedicou a observar e a construir objectos que a sua imaginação ditava.
Na vida de Newton apenas lhe é atribuído um romance que teria acontecido com a senhorita Anne Storer, ainda assim, não podemos ter a certeza da veracidade deste caso. Não admira, portanto, que se