As Institui Es De Ensino
As instituições de ensino, principalmente as de ensino superior, são demandadas a pesquisar por força legal.
É lamentável a postura defendida por alguns teóricos da educação que, talvez por não compreender a importância da investigação como parte essencial do processo educacional, defendem a existência de dois tipos de universidade: as universidades de ensino e as universidades de pesquisa!
Apesar das diversas “idas e vindas”, próprias do processo de democrático, hoje o conceito de universidade, que integra pesquisa, ensino e extensão, vem superando, em termos legais, os equívocos inerentes àquele decreto e as posturas teóricas que separam o ensino da pesquisa. A pesquisa é vista, atualmente, na perspectiva legal de sua obrigatoriedade aliada à sua importância teórica, decorrente de seu fundamento e do significado de seus resultados para a formação cidadã.
Na definição constitucional, as universidades são obrigadas a desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão. No que diz respeito à pesquisa, seria interessante buscar a troca de experiências para a produção de novos conhecimentos, o que, certamente, acarretaria em ganhos não apenas para a formação profissional, mas, principalmente, para a sociedade como um todo. Dessa forma, na universidade, a