As ideologias de esquerda e direita
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
DEPARTAMENTO DE BACHARELADO EM DIREITO
Acadêmicos:
RENATA REZENDE RIBEIRO
Curso:
BACHARELADO EM DIREITO
Disciplina:
BACHARELADO EM DIREITO
Professor:
MAYARA RUIZ
PONTES E LACERDA, MT
2015
As ideologias de esquerda e direita surgiram junto a Revolução Francesa. À direita, representavam os nobres e os burgueses ricos os mais moderadores, que mantinham o conservadorismo, já a esquerda, tinha como representantes a pequena burguesia e o povo, eram considerados mais radicais e exaltado e buscavam diminuir os poderes da nobreza, lutando pelos direitos dos trabalhadores.
No Brasil partidos políticos participam dessa divisão entre esquerda e direita. Porém as grandes maiorias partidárias se decretam esquerdistas, pelo fato da ideologia esquerdista ser diminuir a pobreza, reduzir a desigualdade social, defender os direitos dos trabalhadores entre outras. Alguns partidos até mesmo se auto rotulam esquerdas no intuito de monopolizar, como se apenas eles tivessem o empenho de melhorar essa desigualdade.
Acredito que isso não passa de uma hipocrisia geral, os partidos usam essas ideologias apenas pelo o que elas representam e não pelo que são, apenas por ser algo bom para o país. Esta realidade está à tona. No momento, o nosso país está sendo o palco para dezenas de manifestações, após denúncias e escândalos envolvendo o governo e a presidenta Dilma Rousseff, do partido trabalhista, considerado um dos maiores esquerdistas da história do país. O povo se revolucionou e resolveu sair ás ruas, e por meios de passeatas e manifestações pedir o fim da corrupção, melhorias nas áreas públicas, o cumprimento daquilo que o governo PT prometeu ao país, e até mesmo a queda da presidenta com o pedido de impeachment.
Estão no seu direito protestar de uma forma inteligente e exigir um governo honesto e de qualidade, que não use apenas