As funções da filosofia
Para conhecer as funções da Filosofia, que na realidade foram e são muito importante para a humanidade, temos que ser versado em filosofia, então começaremos, a contar um pouco da história.
Tudo começa na cidade de Athenas, berço da civilização ocidental, e origem do conhecimento da Grécia; não só conhecimentos como leis, eram ministrados por homens , ricos e poderosos.
As mulheres, naquela época não exercia autoridade nenhuma; Para se Ter uma vaga idéia, esses seres humanos do sexo feminino, só mantinham a relação com o marido, em termos de amizade; pois o prazer ele buscava com as “meretrizes”, e só mantinham o casamento se suas esposas possuíssem filhos, caso contrário, mãe e filha iam para a rua serem vendidas, juntas, como escravas, pois amar mesmo, só a outro homem.
Em Athenas existia o Olimpo, terras sagradas, que ninguém pisa, porem concentrava-se neste santuário os Deus que entre vários se destacavam-se alguns: Afrodite, Deusa de amor carnal, Zeus de seus gens nasciam heróis. Os gregos acreditavam em destino.
Contudo as funções da filosofia, começou com os tipos primeiros de filósofos, foi Arché que através de um pensamento descobre que nada se cria, tudo se transforma, consegue isso através da teoria dos quatro elementos, água, terra, fogo e ar , que é uma dedução óbvia e até hoje tudo vem se transformando; e havia aqueles que como hoje previa os fenômenos, Tales de Mileto prévio o 1º eclipse solar 5 anos antes de acontecer, isso através da matemática.
O Tempo é uma coisa que usa muito mas nunca paramos para pensar de onde vem e porque vem, e tão essencial a nossa sobrevivência, no entanto quem conseguiu definir o tempo foi Heraclito de Efeso (onde Efeso e uma cidade Bíblica); os gregos acreditavam que o tempo era cíclico, e as coisas aconteciam e tornavam a acontecer , não tinham a menor noção de passado, presente e futuro, e se Heraclito, não tivesse estudado e usado o seu conhecimento, estaríamos sem essa noção,