As funcoes economicas do setor publico
UNIDADE
6
Funções do setor público Funções do setor público
105
Curso de Graduação em Administração a Distância
Objetivo
Nesta Unidade, você vai compreender o porquê da regulação na economia, os mecanismos de intervenção do setor público e o papel desempenhado pelo Estado na atualidade.
106
Módulo 3
A intervenção governamental
Caro estudante! Nesta Unidade, vamos apresentar a você os mecanismos de intervenção do setor público na economia, a partir do estudo das principais doutrinas econômicas: Clássica, Marxista, Neoclássica, Keynesiana e da Escola da Regulação. Vamos conhecer, ainda, o porquê da necessidade da regulação da economia. É praticamente impossível, nos dias de hoje, procurar entender o funcionamento da economia sem considerar o papel do setor público nesse contexto. Vimos, anteriormente, que o setor público é fundamental na organização do sistema econômico. Portanto, torna-se necessário compreender algumas questões relativas à sua dinâmica. E então, o que está esperando para iniciar a leitura? Vamos juntos na busca de mais conhecimento!
É comum ouvir a tese de que o setor privado é mais eficiente do que o governo, que uma economia em que as empresas operam mais livremente funciona com maior eficiência do que uma economia onde ocorre uma forte atuação governamental. Como defender a participação do governo numa determinada economia diante da defesa do Estado mínimo, que influencia boa parte da sociedade em quase todos os países? A regulação econômica está intrinsecamente ligada à ação do Estado na economia. Quando se fala em regulação econômica, vem à tona a necessidade da intervenção do Estado na economia. Para o professor Ronaldo Fiani, no artigo “Teoria da regulação econômica: Estado atual e perspectivas futuras”, publicado pela UFRJ – IE em 1998 e disponível em www.ie.ufrj.br/grc/pdfs/teoria_da_regulacao_ economica, a ação do Estado tem por finalidade limitar os graus de liberdade dos agentes econômicos no