Questionário de Economia
1) Descreva as funções alocativa, distributiva e estabilizadora do setor público.
R: Função alocativa promove ajustamentos na alocação de recursos e é motivada quando não há oferta eficiente de infra-estrutura econômica ou provisão de bens públicos e bens meritórios por parte do setor privado.
Função distributiva promove ajustamentos na distribuição de renda devidos ás falhas de mercado (desigualdades sociais, monopólios empresariais, etc.) inerentes ao sistema econômico capitalista, assim, temos como exemplo de medidas distributivas a imposta de renda progressivo para financiar programas de alimentação, transporte e moradias populares, ou ainda, concessão de subsídios aos bens de consumo popular financiados por impostos incidentes sobre os bens consumidores pelas classes de maior renda.
Função estabilizadora serve para manter a estabilidade econômica e possui basicamente quatro objetivos macroeconômicos: manutenção de elevado nível de emprego, estabilidade nos níveis de preço, equilíbrio na balança de pagamentos e razoável taxa de crescimento econômico. A função estabilizadora adquiriu enorme importância como instrumento de combate á depressão dos anos 30 e a partir do presente momento, sempre esteve em cena, lutando contra pressões inflacionárias e o desemprego, fenômenos recorrentes nas economias capitalistas do pós-guerra.
2) Explique as razões do aumento das funções do setor público na economia em nível mundial.
R: Houve um expressivo aumento nos gastos públicos, uma crescente participação do Estado na produção nacional e uma enorme vontade de obter leis que buscam a regulamentação da atividade econômica. Assim, até os dias atuais, a participação do Estado na economia poder-se-ia dizer que vem crescendo pelas seguintes razões: desemprego, crescimento da renda per capita, mudanças tecnológicas e populacionais, efeitos da guerra, fatores políticos, sociais, e mudanças da previdência social. De acordo com esses fatores, a própria