ECONOMIA QUESTIONARIO
Curso Superior de Administração Pública
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Acadêmica: Albeniza Sousa Silva
Disciplina: Economia Brasileira
PRIMEIRO QUESTIONÁRIO
ECONOMIA BRASILEIRA EAD
A) Descreva qual foi a influência da crise de 1929 (quebra da Bolsa de Valores de Nova York), na política econômica brasileira? No momento da crise o Brasil vivenciava mais um contexto de superprodução, abalando os programas de valorização do café, pois, ao mesmo tempo, a bolsa de Nova York despencava, e, em todo mundo, muitas empresas foram fechadas. Assim, milhares de desempregados foram para as ruas e os empréstimos restringidos, uma vez que o crédito desaparecera das praças. Logo, a maneira encontrada para não desestabilizar o mercado cafeeiro daquela época foi a queima dos excedentes de cafés. Concluindo a crise afetou todos os países que dependiam economicamente dos EUA.O Brasil teve um ano de baixa com a produção cafeicultora, pois os EUA era o maior consumidor do café brasileiro. A América Latina e a Europa também sofreram com a falta do apoio econômico norte americano, ficaram também, sem empréstimos.
B) Cite os atos do Governo de G.V., para incentivar a industrialização do país, nas áreas da educação, da indústria, da política e de reestruturação do Estado entre 1930 e 1954. B) Como G.V. conseguiu se manter no poder de 1930 a 1945 e o que levou ele a ser reeleito em 1951?
Dentre os feitos governamentais criados para favorecer o desenvolvimento econômico, podemos destacar: o Conselho Federal do Comércio Exterior, fundado em 1934 e reformulado em 1937, era o órgão consultivo geral da Presidência da República para todas as questões econômicas; o Conselho Técnico de Economia e Finanças criado em 1937, supervisionava a situação financeira do país; o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1938, que fornecia