As forças psicológicas que atuam no grupo
1- Coesão: União; harmonia; associação íntima: a coesão das partes de um Estado.
Qualidade de uma coisa cujas partes estão todas ligadas entre si: a coesão de uma narrativa.
Harmonia, concordância.
2- Coerção:
Ato de coagir; repressão, ato de induzir.
3- Pressão social:
Refere-se ao conjunto de eventos, movimentos e situações promovidos pela iniciativa popular (seja através de um grande desejo coletivo ou pela ação de grupos isolados) que possui alguma intenção sobre um determinado assunto, em geral de ordem pública e política. Momentos de crise na história dos governos normalmente envolvem a presença da pressão da sociedade por mudanças.
4- Atração:
É o ato de ficar atraído por algo ou pessoa podendo ter motivos emocionais, físicos ou psicológicos. Também podendo ser recíproca.
5-Rejeição:
Abandono, desabrigo, desalinho, desamparo, desapego, desarrimo, descuido, deserto, desistência, desleixo, desprezo, desproteçajo, esquecimento, olvido, renúncia, repúdio, inadmissão, acantonamento, condenação, reprovação, exclusão, esquives, desprezo...
6- Resistência à mudança:
Transformar é mudar a forma de fazer as coisas, a forma de ver as coisas, de administrar; não mudar o ser humano, o administrador. O medo do desconhecido ou do resultado a ser obtido, é a grande barreira para as mudanças. A insegurança também dá força ao medo, que faz com que o principal administrador, mantenha seu modo de pensar.
7- Interdependência:
É o simples fato de um ato ser dependente de outro, dentro de um processo.
8- Equilíbrio: O estado de descanso ou estabilidade devido à ação igual de forças opostas.
9- Quase equilíbrio: Fato de um sistema se encontrar num estado próximo ao estado de