AS FORMAS DE CONTAR HISTÓRIA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONsiderações finais 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Na área da historiografia há grandes preocupações sobre melhores e mais atraentes formas de transmitir as informações verdadeiras referentes aos fatos históricos para uma melhor interpretação popular e valorização da importância desses estudos para a humanidade.
Baseando-nos no texto “Somos Todos da Idade Média” de Hilário Franco Junior, buscamos analisar as formas de como a História é contada através dos anos, nos orientando no tema específico sobre a Idade Média. Nesse trabalho, vamos retratar o modo de como a Idade Média foi rotulada nos diferentes períodos, argumentando o fato de como a História é reescrita continuamente pelos historiadores através dos tempos, nos atendo ao texto do artigo disponibilizado acima mencionado.
2 DESENVOLVIMENTO
Através das gerações houve autores relatando a Idade Média de diferentes formas interpretativas. Talvez por influencia de suas realidades, criam concepções próprias e expõem os fatos do passado com suas opiniões pessoais, criando metodologias e rotulando o período com títulos pouco didáticos.
2.1 A Idade média – confronto do passado e presente
Contudo, é importante salientar que a Idade Média é um período que corresponde do século V até XV, e segundo o autor Hilário Franco Junior, essa expressão Idade Media, foi atribuído após os séculos XV e XVI por estudiosos que expressavam desprezo desse hiato entre a Antiguidade Clássica e o século XVI, pois eles tinham a sua realidade como “moderna” e como parâmetro a produção cultural o Renascentista, portanto, tudo que vinha desse período mediano era fora dos padrões clássicos e grosseiros . Analisamos a interpretação que se deu desde o século XV até hoje, e a cada dia que passa o período medieval vai deixando de ser