As Figuras de Linguagem
Praticamente todas as situações de nossa vida, temos a disposição palavras e expressões que traduzem as nossas sensações emoções. Mas nem sempre utilizamos as mesmas palavras expressões em todas as situações que vivemos.
Para as situações comuns, corriqueiras, temos um determinado número de palavras e expressões que traduzem muito bem aquilo que queremos comunicar. Elas vem automaticamente a nossa cabeça e são facilmente entendidas por todos.
Mas existem situações em que essas palavras e frases corriqueiras não conseguem traduzir com exatidão aquilo que estamos sentindo.
Através desse modo de dizer, diferente do comum procuramos enfatizar a nossas sensações.
As figuras de linguagem servem exatamente para expressar aquilo que linguagem comum, falada, escrita e aceita por todos não consegue expressar satisfatoriamente. São uma forma do homem assimilar e expressar experiências diferentes, desconhecidas e novas. Por isso elas revelam muito da sensibilidade de quem produz, forma como cada indivíduo encara as suas experiências no mundo.
Índice
1. Figuras de Palavras
Comparação Simples
Comparação Metafórica
Metáfora
Catacrese
Sinestesia
Metonímia
Sinédoque
Antonomásia
2. Figuras Sintáticas ou de construção
Silepse
Elipse
Zeugma
Assíndeto
Polissíndeto
Anáfora
Pleonasmo
Hiperbato
Anacoluto
3. Figuras de Pensamento
Antítese
Paradoxo
Ironia
Perífrase
Eufemismo
Hipébole
Gradação
Prosopopéia
Apóstrofe
4. Figuras de som ou de Harmonia
Aliteração
Assonância
Paronomasia
Onomatopéia
5. Conclusão
6. Bibliografia
Figuras de linguagem
Palavra ou grupo de palavras utilizadas para dar ênfase a uma idéia ou sentimento. As mais difundidas, são as seguintes:
Figuras de Palavras
(TROPOS)
As figuras de palavras consistem no emprego de um termo em um sentido diferente daquele em que esse termo é convencionalmente empregado.
Por exemplo, convencionalmente, o termo “porta designa” uma peça de madeira ou que gira sob