segurança do trabalho
Poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação do solo e do ar por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico, energia e poluentes primários e/ou secundários, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade, produzir odores desagradáveis e diminuir a intensidade da luz. Esta poluição causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global e potenciadora de chuvas ácidas.
2
O início
A poluição atmosférica teve um aumento considerável após a revolução industrial. Isso aconteceu quando muitos saíram da produção artesanal e foram trabalhar em fábricas que eram movidas a carvão mineral.
Já no século XVIII, nos Estados Unidos surgem as primeiras leis municipais que visam reduzir a poluição atmosférica de fábricas, ferrovias e navios.
No início do século XX, a produção em massa de automóveis passaram a ser também responsáveis pela poluição.
3
Cada ser humano respira uma quantidade equivalente a de 14 kl de ar por dia, porém ao mesmo tempo em que respiramos o oxigênio, inalamos uma quantidade de partículas perigosas.
Recentemente a Organização Mundial de Saúde incluiu pela primeira vez a poluição atmosférica na lista de agentes cancerígenos
4
Poluentes
Os contaminantes do ar provêm de diversas fontes, como fábricas, centrais termoelétricas, veículos motorizados, no caso de emissões provocadas pela atividade humana, podendo igualmente provir de meios naturais, como no caso de incêndios florestais, ou das poeiras dos desertos. Os poluentes são normalmente classificados como primários ou secundários.
Poluentes primários são os contaminantes diretamente emitidos no ambiente, como no caso dos gases dos automóveis, e os