AS FERRAMENTAS GERENCIAIS EFICIENTES E EFICAZES PARA GESTÃO
Apesar de não haver uma padronização das práticas gerenciais, o que dificulta o estabelecimento normas, estas deverão estar relacionadas às etapas do processo contábil, uma vez que o que muda é o ambiente no qual este processo é desenvolvido. O foco da Contabilidade Gerencial é a comunicação no âmbito dos vários níveis hierárquicos da empresa, e servem para a tomada de decisão dos gestores da mesma e não ao público externo. Pode-se através dos sistemas de Contabilidade Gerencial avaliar a desem-penho de determinada empresa ou setor, o que está muitas vezes atrelada ao sistema de remuneração e promoção da instituição.
Orçamento
A fase de planejamento dos resultados de uma empresa parte da elaboração de um orçamento, que definirá os objetivos que esta pretende atingir e possibilitará o futuro controle e mensuração dos resultados obtidos.
Para Garrison e Noreen (2001, p.262), orçamento empresarial é:
"orçamento é um plano detalhado da aquisição e do uso de recursos, financeiros ou de outra natureza, durante um período especificado. Representa um plano para o futuro, expresso em termos quantitativos".
O conceito de orçamento empresarial para Padoveze (2003, p.189):
O orçamento pode e deve reunir diversos objetivos empresariais, na busca da expressão do plano e controle de resultados. Portanto, convém ressaltar que o plano orçamentário não é apenas prever o que vai acontecer e seu posterior controle. O ponto fundamental é o process o de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucros.
Para Padoveze (2003), um orçamento é composto por diversas metas pré-estabelecidas em termos de atividade de vendas, produção, distribuição, do consumo de recursos e financeira, e geralmente produz documentos como o fluxo de caixa, demonstração de resultados e balanço patrimonial previstos. É ferramenta muito útilno controle