As Fases da Educação Musical nas Escolas Brasileiras
CENTRO DE ARTES
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL
Ensaio sobre:
As Fases da Educação Musical nas Escolas Brasileiras
Mirian Cristina Maus
Pelotas, 2012
Fases da Educação Musical nas Escolas Brasileiras
Mirian Cristina Maus
Resumo: ensaio resultante da leitura e reflexões sobre os textos designados para o módulo – Análise da educação musical no Brasil, da disciplina de Fundamentos da Educação Musical II. Trata de uma elaboração reflexiva de fases para a educação musical no Brasil ao longo de sua história que foi tratada nos textos escolhidos. Portanto se configura numa breve sugestão baseada em fontes limitadas.
Introdução
Foram discutidos na disciplina de fundamentos da educação musical dois textos referentes ao tema do módulo sobre a análise da educação musical no Brasil. Foi proposto que se elaborasse uma divisão baseada em momentos históricos da educação brasileira a partir da leitura e reflexão dos texto.
Analisando os momentos históricos comentados nos textos, vejo que há uma grande semelhança na maneira como o pensamento, os costumes, os métodos, a história, vão se desenvolvendo. Em geral, tendem a começar por linhas duras, regras rígidas, limitação. É só analisar a história geral. Ao fazermos panoramas, as civilizações vão evoluindo lentamente de monarquias, governos autoritários, para modelos mais democráticos, descentralização. A música ocidental sofreu os mesmos processos, vindo de regras rígidas de composição, utilização de instrumentos, normas para a utilização da música (se tratando da música a partir da idade média) para momentos históricos em que modos são quebrados, cai a influencia da igreja sobre o modo de se fazer música, novos padrões são estabelecidos ou quebrados. O músico compõe para si, para os outros, para o comércio. A música, considerada formal e ideal, sai dos ambientes religiosos e nobres.