As etapas do Capitalismo
O capitalismo se apresenta como um sistema econômico e social, tendo como principais características a propriedade privada dos meios de produção e a livre concorrência entre pessoas e empresas. Apresentando forte dinamismo o capitalismo surge com o fim do Feudalismo, por volta do século XVI, porém, sua hegemonia só ocorre com o fim do sistema socioeconômico conhecido como, Socialismo, onde dois eventos são fundamentais: A queda do Muro de Berlim (1989) e o desmembramento da União Soviética (1991). Ao decorrer de sua história, o Capitalismo apresenta quatro etapas, são elas:
1º Etapa: Capitalismo Comercial (Fim do século XVI até metade do século XVIII) Esta etapa foi marcada pelas grandes navegações, onde os países da Europa buscavam novas rotas para as Índias, concorrendo com o forte comércio realizado com as principais cidades Italianas da época, Veneza e Gênova. A descoberta de novas terras, como África e América deu início ao COLONIALISMO. Desta forma, o comércio com novas terras foi sendo efetuado incentivando o METALISMO (Acúmulo de metais preciosos). Cabe frisar, que a riquezas das nações eram medidas pelas reservas de ouro e prata, principalmente. Tal busca por um comércio mais aquecido vai nomear este período, como Capitalismo Comercial. . No meio de transporte o grande destaque foi à utilização dos navios, que foram fundamentais na descoberta do novo mundo, da criação de rotas comerciais, na escravização e no genocídio realizado pelo europeu colonizador.
2º Etapa: Capitalismo Industrial (Segunda metade do século XVIII até a segunda metade do século XIX) Nesta etapa o País com maior destaque foi à Inglaterra, que conseguiu reunir as principais características, são elas:
· Mão de Obra abundante e barata: Com os cercamentos dos campos, as cidades inglesas se incharam de pessoas que se submetiam ao trabalho por qualquer remuneração. Reforçando a ideia Marxista