Etapas do capitalismo
Capitalismo comercial:
Foi marcado pela expansão marítima da Europa Ocidental em busca de novas rotas comerciais e expansão dos mercados consumidores e de matérias-primas. Nessa etapa foram criadas as primeiras companhias comerciais. A produção de mercadorias era em sua maioria artesanal. O produto que os países mais se interessavam eram as especiarias. A sociedade era dividida em: Proprietários de terras, classe de trabalhadores e classe burguesa.
Capitalismo industrial:
O comércio não era mais o núcleo do sistema. O lucro vinha da fabricação de mercadorias. O regime agora é assalariado pois um trabalhador assalariado é mais um consumidor. O usso de máquinas aumentou e a produção também. A urbanização aumenta. A desigualdade aumentou e os trabalhadores trabalhavam em locais muito sujos e as cargas horarias eram muito altas. Máquina á vapor, uso de carvão.
Capitalismo especulativo:
Uso de eletricidade e motor a combustão, criação do automóvel, do avião, evolução na indústria química. Invenção do telégrafo e do telefone. A produção agora é na linha de montagem. A fabricação de produtos é dividida em vários setores. Concentração e centralização do capital.
2- Caracterize a Segunda Revolução Industrial.
Desenvolvimento tecnológico, uso da eletricidade, invenção do avião, do automóvel, descobertas na medicina, invenção do telégrafo e do telefone. As grandes potências eram Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França.
Êxodo rural devido aos trabalhos gerados pelas indústrias. Utilização do petróleo e do gás como combustíveis, substituindo o carvão. Utilização do sistema de linha de montagem nas indústrias.
3- Estabeleça relação entre a indústria e o imperialismo do éculo XIX.
O imperialismo foi a corrida dos países a Europa Ocidental por matéria-prima e por mais consumidores. Então para que a indústria melhorasse alguns