As Estrat gias de Pesquisa
1. Os Níveis de Pesquisa
Do ponto de vista de seus objetivos, a pesquisa científica pode ser classificada em exploratória, descritiva e explicativa.
Como forma de adquirir conhecimento, a pesquisa científica pode ser desenvolvida de acordo com seus objetivos. Assim, é possível distinguir três níveis de pesquisas:
PESQUISAS EXPLORATÓRIAS
Têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, com vistas na formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.
De todos os tipos de pesquisa, são as que apresentam menor rigidez no planejamento, desenvolvendo-se com o objetivo de proporcionar visão geral acerca de determinado fato e constituem a primeira etapa de uma investigação mais ampla.
PESQUISAS DESCRITIVAS
Têm como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.
Dentre as pesquisas descritivas, estão aquelas que visam estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde, etc.
Algumas pesquisas descritivas vão além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, pretendendo determinar a natureza dessa relação. Nesse caso, tem-se uma pesquisa descritiva que se aproxima da explicativa.
Por outro lado, há pesquisas que, embora definidas como descritivas segundo seus objetivos, acabam servindo mais para proporcionar uma nova visão do problema, o que as aproximam das pesquisas exploratórias.
PESQUISAS EXPLICATIVAS
São aquelas que têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.
2. A Abordagem Experimental
Na pesquisa experimental, delimita-se o fenômeno, formulam-se hipóteses, determinam-se os métodos e submete-se o fenômeno