As drogas na adolescência
Pág.
Introdução ……………………………………………………………….….…….… 3
Estudo exploratório ……………………………………………………….………4-11
Hipóteses explicativas………….…………………………………….…………… 12
Estratégia de investigação ………………………………………………………...13
Apresentação e análise das informações……………………….………...14,15,16
Conclusão …………………………………………….……………………………. 16
Bibliografia………………………………………………..………………………….17
Introdução
No âmbito da disciplina de Sociologia, com o tema Drogas na adolescência, temos como principais objetivos explicar o impacto do consumo das drogas nos jovens.
A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças. Surge a curiosidade, a vontade de experimentar mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. Para a grande maioria, consumir drogas não trará necessariamente problemas permanentes, criando assim, uma dependência. Há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, e por conta disso a adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas. Por último, a principal razão que nos levou à escolha do tema é a curiosidade/interesse que as drogas suscitam.
Definição
Droga é o nome genérico dado a todo o tipo de substância natural ou não, que ao ser introduzida no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas.
No sentido corrente, o termo “droga” refere-se em geral às substâncias ilícitas que provocam dependência, afetam o Sistema Nervoso Central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo. Ou ainda às substâncias lícitas, aquelas permitidas por lei, como o álcool, o tabaco e os medicamentos que possuem tarja preta na sua embalagem.
As drogas podem ser:
Naturais: produzidas a partir de plantas, por exemplo, da planta Cannabis onde se extrai a droga, da flor da Papoula se obtém o ópio etc.
Semissintéticas: produzidas a partir de drogas naturais, porém passam por processos químicos em laboratórios. Exemplo: crack, cocaína, heroína etc.