As doenças das unhas
Cerca de 10% das afecções da pele acontecem nas unhas. Devido a localização tão expostas, as unhas sofrem repetidos traumas. Os menores se curam sozinhos, com o tempo. Já os mais graves necessitam de tratamentos profissionais.
Conheça a seguir as doenças mais comuns que acometem as unhas.
Veja Também :
Como tratar unhas fracas[->0]
Como ter unhas fortes e bonitas sem sacrifício[->1]
Manchas Brancas
São muito comuns e surgem em decorrência de traumas repetidos na matriz da unha, onde é produzida. É possível observar que eles surgem durante o crescimento das unhas e vão saindo. Não é necessário nenhum cuidado especial[->2], além de evitar possíveis traumas.
Manchas de Sangue
Também são bastante comuns e aparecem devido a pequenos traumas que rompem finos vasos de sangue localizados embaixo das unhas. Dessa forma, surgem pequenos pontos de hemorragia, que logo desaparecem. Algumas drogas, como a aspirina, também podem causar essas manchas, mas a maioria é provocada pelos traumas.
Unha Encravada
Aparece comumente no dedão do pé e sua principal causa é a manutenção incorreta das unhas dos pés, aliada a sapatos apertados. Desse modo, o canto da unha se curva para baixo, crescendo para dentro da pele. Algumas vezes provoca dor e infecção. Com isso, pode ser que o caso evolua para um granuloma piogênico, mais conhecido como “carne esponjosa”, que é uma proliferação dos vasos sanguíneos, formando uma lesão tumoral secundária .
Infecção Bacteriana
Os cuidados inadequados com as unhas podem gerar infecções ao seu redor, causando vermelhidão, inchaço e dor ao toque. O contato freqüente com água e produtos químicos também podem causar essas infecções.
Infecção por Fungos
Praticamente metade das doenças das unhas é causada por fungos. São mais comuns nos pés, já que os calçados aquecem demais a região. Geralmente as infecções acontecem embaixo da unha, mas também aparecem na parte de cima e na raiz. As unhas perdem o