Trabalho De Dermato
A aparência das unhas de mãos e pés pode sugerir uma doença sistêmica subjacente. Em geral, unha em vidro de relógio pode sugerir doença pulmonar ou doença inflamatória do intestino. Coiloníquia pode significar anemia ou hemocromatose. Na ausência de trauma ou psoríase, a presença de onicólise pode sugerir hipertereoidismo. As linhas de Beau podem indicar doença febril severa prévia, trauma ou exposição a temperaturas frias nos pacientes com doença de Raynaud. Nos pacientes com linhas de Muehrcke devemos checar os níveis de albumina. A presença nas unhas de hemorragia em estilhaço pode indicar a presença de endocardite. Pacientes com telangectasias, coiloníquia ou pitting das unhas podem apresentar doença do tecido conectivo. Neste trabalho, revemos nas unhas os sinais mais comuns, que podem auxiliar-nos no diagnóstico de doenças sistêmicas.
Introdução
A função primordial das unhas é a proteção. As doenças das unhas são comuns, entretanto a prevalência exata dessas doenças é desconhecida. As doenças ungueais podem estar associadas a várias doenças de pele (psoríase, eczema) e/ou doenças sistêmicas ou ocorrer após trauma externo ou ser efeito adverso a uma medicação. A causa mais comum da doença ungueal é a infecção, que é causada principalmente por fungos (onicomicose) e, com menor frequência, por bactérias1,2.
As alterações ungueais, devido às doenças sistêmicas são importantes, por refletirem doença sistêmica subjacente3. Assim, sob vários aspectos, as unhas podem indicar ou refletir várias doenças sistêmicas. As anormalidades que fazem parte desse enigma e, que estão presentes, não apenas na lâmina ungueal, como também no aparelho ungueal são úteis como meio de diagnóstico das doenças sistêmicas. Os sinais podem ser específicos e não específicos, envolver uma ou mais unhas e ocorrer simultaneamente ou secundariamente às doenças sistêmicas. A maioria desses sinais são reações inespecíficas e, eventualmente, específicas1-4.
Cuidadosamente, devemos