As diversidades da linguagem
CURSO ENGENHARIA DE PETRÓLEO
AS DIVERSIDADES DA LINGUAGEM
Salvador
2013
ADRIANA DE SOUZA SILVA
ALINE DE SOUZA SILVA
NEYLSON ARAUJO FERREIRA
THAIS PEREIRA DIAS
AS DIVERSIDADES DA LINGUAGEM
Atividade avaliativa apresentada à professora como requisito parcial para aprovação na disciplina Análise Textual do Curso de Engenharia de Petróleo, no Centro Universitário Estácio da Bahia.
Salvador
2013
As Diversidades da Linguagem
No filme “Narradores de Javé” a linguagem usada pelos seus personagens, nos faz refletir sobre a grande diferença entre as linguagens oral e a escrita, mas também a importância que ambas possuem para nos comunicarmos e transmitir conhecimento.
Em Javé a oralidade era essencial para resolver o grande problema dos moradores, que através da mesma iriam transmitir suas histórias que até então estavam guardas apenas em suas memórias, para passar a ser um dossiê onde relataria todos os fatos acontecidos do lugar, tornando aquele vilarejo um patrimônio histórico. Mas os moradores eram analfabetos, então Antônio Biá o único que sabia ler e escrever foi chamado para ser o escriba dessas histórias, porém ele encontrou dificuldade na construção do documento, pois além de haver atrito entre os fatos relatados, a linguagem utilizada por eles era totalmente coloquial, com ocorrências de gírias, sotaques e dialetos.
Isso ocorria devido a grande influência dos valores culturais que o vilarejo sofria na formação da sua linguagem, onde os costumes e a cultura regional eram transmitidas de geração a geração através das conversas.
Conclui-se que as variedades da linguagem podem ser um obstáculo na comunicação, porém se tivermos um pouco de conhecimento dessa diversidade podemos organizar melhor as informações transmitidas e recebidas.