As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD
Coordenadoria de Integração de
Políticas de Educação a Distância –
CIPEAD
Setor Litoral – Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Nome: Neonildo Ribeiro Martins
Data: 09/11/2014
Atividade:
Polo: Itambé
Tutora: Fabiana Gomes de Azevedo
As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social.
Deste os anos de 1901 até os dias atuais as lutas contra a desigualdade de gênero ético racial que para muitos são apenas a questão do negro ou da mulher, mas o estudo vai muito além e é neste momento que iniciamos nossa fala sobre a discriminação de gênero, étnico-racial e por orientação sexual são ainda produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social. E infelizmente a escola esta servindo de pista de mão dupla para discriminação e ao mesmo tempo uma das melhores ferramentas para lutar contra os vários tipos de preconceito na sociedade.
Ferramentas estas que iniciarão com uns dos autores mais conhecidos no
Brasil e principalmente na educação Fernando de Azevedo que defendia o Interesse moral e higiênico do individuo naquele momento em 1922 nascia a necessidade do estudo sobre educação sexual no Brasil.
A escola tem seus trabalhos mais variados, pela obrigatoriedade legal e por abrigar varias diversidades onde faz com que ela seja responsável por a comunidade escolar fazendo junto com seus estudantes, familiares, comunidade, organizações governamentais e não governamentais construir estudos para mostrar o melhor caminhos para a eliminação de preconceitos e de práticas discriminatórias.