As dificuldades das empresas
A gestão do conhecimento vem surgindo dentro das empresas como uma nova ferramenta das organizações. Em pouco tempo ela vem sendo fundamental no planejamento organizacional das empresas.
Lendo os textos sugeridos pude perceber que é preciso planejar e implantar um sistema de gestão dentro das empresas para que as pessoas possam desenvolver suas capacidades, usando recursos técnicos e financeiros tornando a visão para todos da empresa.
A organização caracteriza-se em criar novos conhecimentos o que faz com que a empresa seja única e consiga sempre produtos novos e que conquiste o mercado desejado.
Só que a maior dificuldade encontrada é os empregados ultrapassados que não querem buscar esses novos conhecimentos para dentro das empresas dificultando assim esse processo. Essas pessoas que vivem nesse mundo ultrapassado acreditam que a visão reducionista e fracionada (chamada de conhecimento não compartilhado) ainda faz com que elas se enriqueçam, quanto na verdade as empresas deveriam ouvir seus colaboradores na busca pela solução de seu problema e não ficar focado penas em um problema especifico.
Se as empresas aplicassem esta gestão do conhecimento teriam muitas vantagens, teria aumento nos lucros, rápida comercialização e poderia tomar decisões mais eficientes e melhoraria nos seus resultados.
O conhecimento desempenhara um papel cada vez mais importante nos próximos anos. A gestão vem chamando a atenção de dono de empresas que se preocupam em obter bons resultados.
Mesmo com toda a ênfase que vem sendo dado à Gestão do Conhecimento, o gestor não deve perder de vista o objetivo principal da empresa que é ser eficaz e eficiente, e que a gestão do conhecimento deve ser um meio para obter os objetivos estratégicos.
Referencias:
http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/viewArticle/3203 - acesso em 20 Jan. 2011