Dificuldades financeiras da empresas
DIFICULDADES REESTRUTURAÇÕES
ESFALÊNCIAS
CONCORDADAS
QUANDO ACONTECE?
UMA EMPRESA ENFRENTA DIFICULDADES FINANCEIRAS QUANDO OS FLUXOS DE CAIXA GERADOS PELAS OPERAÇÕES DA EMPRESA NÃO SÃO SUFICIENTES PARA COBRIR AS OBRIGAÇÕES CORRENTES.
(TAIS COMO PAGAMENTOS DEVIDOS A FORNECEDORES OU DESPESAS FINANEIRAS)
CONSEQUÊNCIA:
AS DIFICULDADES PODEM LEVAR UMA EMPRESA A DEIXAR DE CUMPRIR UM CONTRATO, E PODEM ENVOLVER UMA REESTRUTURAÇÃO DE OBRIGAÇÕES COM SEUS CREDORES E ACIONISTAS.
INSOLVÊNCIAS
INSOLVÊNCIA A SALDO: OCORRE QUANDO UMA EMPRESA POSSUI PATRIMÔNIO LIQUIDO NEGATIVO, DE MODO QUE O VALOR DOS ATIVOS É INFERIOR AO VALOR DAS DIVIDAS.
INSOLVÊNCIA A FLUXO: OCORRE QUANDO OS RECURSOS GERADOS PELAS OPERAÇÕES SÃO INSUFICIENTES PARA COBRIR AS OBRIGAÇÕES CORRENTES. (ESTÁ ASSOCIADA A INCAPACIDADE DE PAGAMENTO DE DIVIDAS)
EVENTOS
VENDAS DE ATIVOS IMPORTANTES
FUSÃO COM OUTRA EMPRESA
REDUÇÃO DE INVESTIMENTOS E GASTOS COM PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO
EMISSÃO DE NOVOS TÍTULOS
NEGOCIAÇÃO COM BANCOS E OUTROS CREDORES
TROCA DE DÍVIDAS POR AÇÕES
ENTRADA DE PEDIDO DE CONCORDATA
REORGANIZAÇÃO JUDICIAL:LIQUIDAÇÃO E REORGANIZAÇÃO
AS EMPRESAS QUE NÃO CONSEGUEM OU OPTAM POR NÃO FAZER OS PAGAMENTOS CONTRATUALMENTE DEVIDOS AOS CREDORES TÊM DUAS OPÇOES: - LIQUIDAÇÃO
- REORGANIZAÇÃO
LIQUIDAÇÃO
SIGNIFICA A EXTINAÇÃO DA EMPRESA. ENVOLVE A VENDA DOS ATIVOS POR SEU VALOR RESIDUAL. O RESULTADO DA VENDA, MENOS OS CUSTOS DA VENDA, SÃO DISTRIBUIDOS AOS CREDORES DE ACORDO COM PRIORIDADES PREESTABELECIDOS.
REORGANIZAÇÃO
CONSISTE EM MANTER A EMPRESA EM FUNCIOMANETO; AS VEZES, ENVOLVE A EMISSÃO DE NOVOS TÍTULOS PARA SUBSTITUIR TÍTULOS ANTIGOS.
FALÊNCIA E CONCORDATA
A LIQUIDAÇÃO E A REORGANIZAÇÃO FORMAL PODEM SER FEITA S POR MEIO DE FALÊNCIA E CONCORDATA. QUE SÃO PROCEDIMENTOS LEGAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS INVOLUNTARIAMENTE, MEDIANTE UMA PETIÇÃO FEITA PELA PROPRIA EMPRESA,