Administração financeira
Objetivo das empresas
Para a Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários.
Os proprietários de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros adequados por longo prazo, ou melhor, indefinidamente, pois o investimento é feito em caráter permanente.
A geração de lucro e caixa é importante também para empresas públicas, pois, com o reinvestimento de recursos, é possível executar a melhoria e a expansão dos serviços prestados a comunidade.
A geração permanente de lucro e caixa contribui para que uma empresa moderna cumpra suas funções sociais por meio de geração e pagamento de impostos, treinamento e remuneração adequada dos empregados, investimentos em melhoria ambiental, etc.
Do ponto de vista dos acionistas, uma empresa pode ser visualizada como um sistema que gera lucro e aumenta os recursos nela investidos. A empresa, representada por seus administradores e empregados em geral interagem com os agentes econômicos do ambiente em que está inserida, gera os resultados econômicos e financeiros e remunera os acionistas pelo investimento realizado.
Atividades Empresariais
As atividades de uma empresa podem ser agrupadas, de acordo com a natureza, em operações como investimentos e financiamentos.
Atividades de Operações
As atividades de operações (ou atividades operacionais) existem em função do negócio da empresa e são executadas com a finalidade de proporcionar um retorno adequado para os investimentos feitos pelos proprietários.
As atividades operacionais são refletidas em contas integrantes da demonstração do resultado, que geram lucro (ou prejuízo) operacional. Exemplos:compras de matérias-primas, vendas, salários, aluguel etc.
As atividades auxiliares que dão suporte