Laudos e pareceres sociais
O conteúdo do estudo social deve prever a singularidade da pessoa, envolvendo um conjunto de informações obtidas por meio de entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, de contato com os recursos sociais.
Com esse instrumental é possível traçar o conhecimento do real do sujeito e seu percuso de vida, inserido numa dinâmica social, econômica e cultural. Inclui-se também, ao conteúdo do estudo social, a análise interpretativa das informações obtidas, a intervenção proposta na situação e o parecer.
Entrevista é um instrumental que requer certa habilidade, visto que seu desenvolvimento, interpõe relações interpessoais e profissionais, em que a qualidade da atenção e o respeito aos valores são aspectos importantes a serem considerados.
Também é citada com um instrumento de coleta de dados no fazer do Estudo Social. Traduz-se como método de investigação e coleta de informações através de observação.
Andamento e condução de entrevista é necessário torna claro o objetivo da entrevista e da apresentação pessoal e profissional na fase inicial da entrevista, como forma de facilitar o vinculo e a confiança.
Qualificação a ser valorizado no processo de formação profissional. * Saber ouvir e interpretar; * Postura isenta de juízos e valores; * Manter-se numa postura profissional acolhedora e acessível ao entendimento, esclarecimento e á intervenção na situação; * O autoconhecimento como facilitador na conduta ético-profissional nas possíveis situações difíceis que o caso possa suscitar; ( ex: o usuário fala é quando você vai uma segunda visita ele cai em contradição); * Mediar, interpretar, entender, esclarecer, orientar, acompanhar, selecionar e dar parecer são algumas das funções do profissional de Serviço Social. Os sentidos e os sentimentos estão constantemente sendo colocados á prova.
Visita Domiciliar
Tem por objetivo conhecer as condições em que vivem e aprender aspectos do