as dez classes gramaticais
Segundo ele,só age errado quem não conhece a verdade porque o caminho do saber é a verdade ou seja perfeito.
Platão,é do mais alto interesse para todos que compreendem a educação como uma exigência de que o professor ou aluno,pense sobre o próprio pensar.
Aristóteles,A educação para Aristóteles,é um caminho para a vida pública,cabe a educação a formação do caráter aluno .Perseguir a virtude significativa,em todas as atitudes ,buscar o ‘justo meio’.A prudência e a sensatez se encontrariam no meio –termo,ou medida justa – o que não é de mais nem muito pouco ,nas palavras do filósofo.
Para o filósofo, a educação é responsável pela formação do aluno e dali o caminho para ávida pública.
Santo Agostinho ,Toda reflexão do santo parte da indagação sobre o conhecimento,introduzindo a razão,o pensamento e os sentidos humanos no debate teológico,segundo o filósofo,os sentidos nunca se enganam e,portanto, o que eles captam é,para o ser humano,a verdade,que constitui o mundo,no entanto pode ser um erro.
Tomás de Aquino,de acordo com o filósofo,há dois tipos de conhecimentos:o sensível ,captado pelos sentidos , e o intelectivo,que se alcança pela razão.pelo primeiro tipo,só se pode conhecer a realidade com a qual se tem contato direto.pelo segundo,pode-se abstrair,agrupar ,fazer relações e ,finalmente ,alcançar a essência das coisas ,que é objeto da ciência . O processo de abstração que vai da realidade concreta até a essência universal das coisas é um exemplo da dualidade entre ato e potencia ,principalmente fundamental tanto para Aristóteles quanto para a filosofia escolástica .
De acordo com o filósofo ,os dois tipos de conhecimentos,a realidade e a razão caminham para alcançar as coisas como são.
Erasmo de Roterdã,se inseria no panorama cultural