obtenção da constante de Planck
Contante de Planck
A constante de Planck é uma das mais importantes constantes do mundo quântico e é fundamental para o entendimento de vários conceitos. No entanto alguns livros a tratam como sendo um numero determinado a partir de um padrão ou como um pacote de energia.
A física começou a despontar com hipótese de que a própria energia deveria ser decomposta em unidades mínimas ou quanta.
Planck buscava uma explicação para as características especiais da luz emitida por corpos aquecidos. Ele chegou a equação que descrevia o espectro luminoso desses corpos, mas ão sabia como justificar me bases teóricas. Somente com Einstein e o efeito fotoelétrico, que a atitude negativa em relação a quantização da energia, começou a mudar.
Einstein com uma explicação semelhante a de Planck propôs que a energia das partículas vibrantes dos sólidos era quantizada ou seja, múltiplos de uma energia mínima.
A constante de Planck tem um valor da ordem 10 ^(-34) em Js , ficando evidente que o valor de h nos remete a um mundo muito pequeno como é o mundo atómico.
LED's
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (L.E.D
= Light emitter diode), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido (Solid State).
O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.
É um dispositivo constituído basicamente por dois materiais semicondutores dopados (o temo dopado refere-se à adição de outro elemento ou