As cruzadas
Homero foi um poeta da Grécia antiga que teria vivido durante o sec. VIII a.c, mais provavelmente na região de jônia (atual Turquia) tal conclusão veio da característica linguística das suas obras bastante típicas da região de Jônica, não se sabia ao certo se Homero e fato existiu ou era uma lenda, não há provas concreta de sua existência, mais ninguém pode negar da sua importância para povo da antiga Grécia, pois Homero não era apenas o autor de Ilíadas e Odisseia um dos mais importantes clássicos da literatura universal de todos os tempos, mais sim da própria identidade cultural dos habitantes da antiga Grécia. Sobre ilíadas e Odisseia alguns estudiosos colocam em duvida se esta realmente é de autoria de Homero, já que nem mesmo sua existência é um mistério, para o filósofo alemão Friedrich August Wolff em seus estudos, mostra que Ilíada e Odisseia pertenceram a outros poetas, por outro lado estudiosos afirmam que só Ilíada pertenceu a Homero pois odisseia foi escrita dois séculos depois, pela forma da escrita serem tão diferentes uma da outra. Para Vidal – Nasquet (2002) Homero viveu na época clássica (500-323 a.c) narrando em Ilíada, acontecimentos de um tempo anterior ao seu, para Vidal-Nasquet Homero narra um período no qual ele não viveu, mais conhecia muito bem. Aristarco (gramatico alexandrino) acreditava que ambos os poemas eram de autoria de Homero, mais ao longo dos tempos outros poetas passaram a acrescentar mais versos ao original, talvez seja essa uma das explicações das obras terem linguagens diferentes.
Enfim, diante de tantas teorias levantas até os dias de hoje, prevalece que tanto Ilíada quanto Odisseia foi realmente escrita por Homero.
Ilíada, considerado o poema mais antigo da literatura ocidental, este poema narra os últimos dias da Guerra de Tróia, que deve ter acontecido por volta do sec. 13 a.c durante 10 anos entre creto-micênico contra Tróia. Esses 10 anos são contestado, pois a Grécia não aguentaria uma batalha por