As cronicas 23
De acordo com Paladini (2008), qualidade se define em atender as necessidades do ser humano para sua sobrevivência, deforma que um serviço ou produto de qualidade e aquele que atende perfeitamente de forma confiável em um tempo certo. A palavra Qualidade e de fato extremamente dinâmica, tanto em termos de conteúdo como, principalmente de alcance, apresenta características que implicam dificuldades de porte consideravel para sua perfeita definição. A questão e que os conceitos usados para definir qualidade nem sempre são corretos. A definição qualidade de forma errada leva a Gestão da Qualidade a adotar ações cujas conseqüências podem se extremamente serias para a empresa em alguns casos fatais em termos de competitividade. Falconi (2004)
A qualidade num produto ou serviço não é o que o fornecedor põe nele. É aquilo que cliente tira dele e aquilo que está disposto a pagar por ele. Um produto não é qualidade só porque é dificil de fazer e custa bastante dinheiro, como os fabricantes costumam pensar. Os clientes pagam apenas por aquilo que é útil para eles e dá-lhe o seu valor. Nada mais constitui qualidade, (DRUCKER, 2003: p.01).
O conceito de qualidade envolve múltiplos elementos, com diferentes níveis de importância. Focar a atenção exageradamente em algum deles ou deixar de considerar outros pode fragilizar estrategicamente a empresa. A equivoco quando se considera a qualidade restrita a um ou a apenas alguns itens. Por isso para definir corretamente qualidade, o primeiro passo e considerar a qualidade como conjunto de atributos ou elementos que compõem o produto ou o serviço. Paladini (2008) A multiplicidade de itens como o aspecto básico do conceito da qualidade e bem evidente. A meta da gestão de qualidade nesse contexto e simplesmente focalizar toda atividade produtiva para o atendimento do consumidor, considerando os itens que ele considere relevantes. Paladini (2008)