As crianças e a brincadeira
Recentemente, alguns autores desenvolveram estudos mineralógicos e apresentaram importantes correlações entre as características do diamante e as implicações geológicas que levaram à sua configuração atual e principalmente seu modo de ocorrência. Estes trabalhos levaram à interpretação de que o diamante que ocorre no Distrito da Serra do Cabral possui uma longa história de transporte, estando portanto, as fontes primárias, em sítios longínquos (vide síntese destas idéias em Chaves et al., 1998).
A presente dissertação visou principalmente a caracterização dos depósitos diamantíferos que ocorrem na região. Desta maneira, o trabalho não teve a pretensão de resolver os muitos problemas ligados à origem do diamante na mesma. O estudo assim, procurou fornecer subsídios para o fomento de novas discussões, as quais, balizadas em novos dados geológicos e pesquisas mineralógicas sistemáticas dos diamantes envolvendo técnicas modernas de pesquisa, devem trazer um melhor entendimento da questão.
1.1 - Objetivos
Os objetivos deste trabalho envolveram basicamente a caracterização dos depósitos diamantíferos das regiões de Jequitaí e Francisco Dumont, englobando os vários aspectos geológicos e mineralógicos