Empreendedorismo
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas. Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de geração de algo novo, de valor. Em segundo, requer a devoção, o comprometimento de tempo e o esforço necessário para fazer a empresa crescer. E em terceiro, para que riscos calculados sejam assumidos e decisões críticas tomadas, é preciso ousadia e ânimo apesar de falhas e erros.
Apesar de não ser substancialmente diferente do observado em outros países, o intraempreendedorismo no Brasil ainda é um conceito novo e tem suas particularidades. Este é um país em que os juros são altos e os tributos excessivos. Só isso seria suficiente para desanimar qualquer homem de negócios. No entanto, apesar das dificuldades, ao longo do tempo, nossa economia teima em crescer, nossa indústria insiste em se manter competitiva e há sempre alguém disposto a assumir o risco do progresso.
1.2 QUESTÕES NORTEADORAS
1.2.1 O que é empreendedorismo?
1.2.2 Como surgiu o movimento empreendedor no Brasil?
1.2.3 Quais as diferenças e similaridades entre administradores e empreendedores?
1.2.4 Quais fatores influenciam no processo empreendedor? O que precisa para ter um perfil empreendedor?
1.3 OBJETIVOS
Essa pesquisa tem o objetivo abordar um pouco sobre o conceito, o surgimento do empreendedorismo no Brasil, mostrar através de comparações, diferenças e similaridades entre administradores e empreendedores, além de apontar quais fatores influenciam no processo empreendedor e traçar o perfil de um futuro empreendedor.
1.4 JUSTIFICATIVAS
A escolha desse tema justifica informar melhor os futuros empreendedores sobre o