as crenças afro brasileiras
1 - O CANDOMBLÉ
Esta crença foi estabelecida primeiramente na Bahia, pelos negros ioruba. Pode-se dizer que o Candomblé é uma religião que cultua os orixás, deuses relacionados com as forças da Natureza. Sua liturgia é realizada no interior dos terreiros, também conhecidos como roças. O Candomblé ganhou força e difundiu-se, a partir da Bahia, para muitos outros estados brasileiros, principalmente o Rio de Janeiro. Em Pernambuco, o Candomblé é chamado de Xangô, nome de um dos orixás mais cultuados na tradição afro-brasileira.
Os orixás:
Relacionamos alguns dos orixás que fazem parte da base dessa crença afro-brasileira:
>Euá - Filha de Oxalá e Iemanjá, segundo a crença. É uma deusa pura, que tem o poder de se tornar invisível e de penetrar nos mistérios de Ifá (o deus da adivinhação). Seus domínios são as ilhas e penínsulas, o céu estrelado, a chuva e a faixa branca do arco-íris. No sincretismo religioso, está associada a Nossa Senhora das Neves.
>Exu - Filho primogênito de Oxalá e Iemanjá, Exu é aquele que abre os caminhos. Por isso, é sempre o primeiro orixá a ser invocado nas aberturas dos trabalhos, nas oferendas e na leitura do oráculo