AS corridas e seus aspectos
Atletismo
Tutor Presencial: Daniel dos Santos
Centro Universitário Claretiano
BELO HORIZONTE
2013
As corridas e seus aspectos
A diferença básica entre o andar e o correr é a velocidade, pois na corrida se emprega uma velocidade maior apresentando a fase aérea, que se dá em decorrência da sucessão de saltos que estão presentes na corrida.
Em todas as corridas, a partida é dada pelo disparo de um revólver ou um dispositivo semelhante (mais utilizado atualmente).
São aspectos regulamentares nas provas de corrida:
1- Ao abandonar voluntariamente a pista ou a corrida, o competidor não mais poderá retornar à prova.
2- Os atletas podem competir descalços ou calçados, seja em um ou nos dois pés.
3- Os calçados não podem ser construídos de modo que ofereça qualquer vantagem adicional (incorreta, injusta) aos atletas.
4- A classificação dos atletas será realizada de acordo com a ordem que os mesmos ultrapassarem a linha de chegada, tendo como referência para este julgamento o tronco.
Com relação à técnica passagem de bastão, existem dois estilos, sendo um o visual, onde o atleta olha para trás para visualizar o bastão, e o não visual, onde o atleta que irá receber o bastão não deve olhar para trás. Ainda dentro desses dois estilos, existe a forma ascendente e descendente de passagem do bastão. Na passagem ascendente, o corredor coloca o braço que vai receber o bastão para trás, com a palma da mão voltada para cima, e o corredor que está com o bastão, o coloca em sua mão fazendo um movimento de baixo para cima.
Na passagem descendente, o corredor que vai receber o bastão, estende para trás um dos braços, previamente determinado, colocando a mão com a palma voltada para cima e o corredor que conduz o bastão coloca-o através de um movimento de cima para baixo.
Nas corridas com barreiras, todas as barreiras são simples, e nos 3000 metros com obstáculos, existe a passagem do obstáculo