As contribuições dos pré socráticos para a formação do conhecimento humano
Trabalho da disciplina de Filosofia
Filosofia na formação do conhecimento humano.
Segundo Brandão (1986) a realização da prática educativa, acontece desde os primórdios dos seres humanos quando os ensinamentos para a própria sobrevivência, as tradições e os costumes ocorriam de modo informal e nada sistematizado. Esses conhecimentos eram passados por clãs familiares por meio da observação e da realização na prática. É possível aqui, vislumbrarmos um jovem curioso observando os mais velhos com a intenção em assimilar a prática executada. O jovem buscando o saber. Os Sofistas posteriormente aos Gregos começaram a sistematizar a prática educativa atribuindo métodos. Surgem as primeiras reflexões sobre ensino, educação e aprendizagem.
Com relação à Antropologia a Filosofia da Educação tem como tarefa “buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito da Educação, ou seja, de construir a imagem do homem em sua situação de sujeito/educando” (SEVERINO, 1994). Dessa maneira, ela forma o indivíduo que pretende educar e formar outros indivíduos, buscando desenvolver a reflexão do homem pelo homem e por suas relações histórico-sociais.
Sendo a educação um processo social e conseqüentemente que baseia-se em valores (Axiologia), “ a Filosofia da Educação vai ainda contribuir para sua compreensão e efetivação, mediante a uma reflexão voltada aos valores que a sustentam e para os fins que a norteiam (SEVERINO,1994,p.38). O pensar filosófico nesse caso, irá basear-se nos juízos de valores e nas conseqüências das práticas humanas.
Ainda como função da Filosofia da Educação na formação dos educadores, cabe a ela em seu caráter Epistemológico, “instaurar uma discussão sobre questões que envolvam processos de produção, sistematização e transmissão do conhecimento presentes no processo específico da Educação” (SEVERINO, 1994, p.38). Nessa perspectiva, a Filosofia da Educação segundo