As cinco maiores descobertas do século
UNIÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS - JARAGUÁ DO SUL - SC
Phillip Lisboa, Gabriel Zimmermann
As cinco maiores descobertas do século
JARAGUÁ DO SUL
(Setembro/2014)
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre uma das cinco maiores descobertas do século que foram escolhidas por nos as quais são: Descoberta do oxigênio, Sistema de visualização de átomos, Tabela periódica, O elétron, Radio atividade.
Descoberta do oxigênio
No ano de 1743 nasci um cientista que seria importante para descoberta do oxigênio o nome; Antoine Laurent Lavoisier.
Lavoisier que ficou famoso por seus experimentos em especial um que consistia em aquecer uma retorta com mercúrio por meio de um forno, causando sua calcinação. Lavoisier observou que à medida que a reação ia ocorrendo, formava-se nas paredes da retorta um pó vermelho, o óxido de mercúrio II(HgO), e ao mesmo tempo o volume do mercúrio na cuba ia subindo. Isso significava que o volume de ar estava diminuindo, pois ele estava sendo substituído pelo mercúrio, conforme pode ser visto na figura abaixo. Ao pesar o sistema inicial e o final, Lavoisier viu que a massa não havia mudado.
Esse experimento acarretou a vários outros que ajudou a Lavoisier a intender o que estava sendo formado dentro da cuba.
Inicialmente ele chamou o ar desflogisticado de “ar respirável” e depois mudou para “ar vital”. Somente em 1778 é que Lavoisier decidiu batizar o “ar vital” de oxigênio “(palavra que vem do grego oxy, que significa “ácido”; e gen, “gerador ou produto”)”. Ele deu esse nome porque até então seus experimentos o haviam levado à conclusão de que esse novo gás estava presente em todos os ácidos; o que depois se comprovou ser uma conclusão errada, mesmo assim o nome permaneceu.
Foi Lavoisier que interpretou e mostrou o