O Povoamento do Brasil
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Há mais de 500 anos o Brasil vem sendo habitado por europeus e suas gerações futuras. Mesmo uma grande parte dos brasileiros ainda tendo o DNA dos nativos, muitos, se forem traçar suas árvores genealógicas, chegarão até ancestrais europeus, dependendo somente da região de onde o individuo e sua familia vieram. Mas por quê o Brasil vem, a mais de cinco seculos, sendo povoado por europeus?
Outro fator curioso é a organização da população no espaço brasileiro. Desde a chegada dos europeus a área que tomou foco populacional foi o litoral da faixa tropical do brasil. O interior e o sul do Brasil sempre foram “deixados de lado” quanto a ocupação em comparação com o litoral, tendo uma ocupação muito mais recente. Por quê tais áreas foram, durante os primeiros séculos, menosprezadas e menos ocupadas pelos colonizadores?
Para entendermos melhor a distribuição da população no espaço brasileiro, podemos dividi-lo em dois: As Terras Tropicais e as Terras Subtropicais. Cada extensão de terra sofreu um diferente processo de colonização, resultando em uma diferente distribuição da população. Vamos iniciar como caso das Terras Tropicais.
Há cerca de 5 seculos, caravanas portuguesas chegaram ao que hoje se denomina Brasil. Após alguns anos, perceberam que aqui havia uma grande quantidade de riqueza e boa probabilidade de lucro para a coroa, e então começaram a colonizar a área. Por muitos anos eles se mantiveram no litoral do pais, indo de onde hoje é o RN até SP. Muitos se perguntam por quê, mas a verdade é que é obvio o motivo: lucro.
Naquela época, um dos bens de maior valor eram os produtos tropicais, como madeiras; cana para o açúcar; café; chocolate; entre outros. Tais plantações se