As Cidades e a Água
Cada vez mais é constante as noticias sobre os problemas causados pelas chuvas nas cidades, a maioria desses são ocasionados pela ausência de planejamento urbano ou por outros fatores que levam em consideração as politicas de gestão pública e a comodidade das pessoas em cometerem irregularidades com relação ao espaço urbano, sabendo que não serão punidas.
Chuva ácida, alagamentos, desmoronamentos e enchentes são alguns dos problemas causados pelas chuvas que caem sobre uma cidade sem uma estrutura fluvial adequada, e onde esses fatores de politicas públicas não são levados em consideração, no entanto, quais são os motivos desses fenômenos?
É difícil determinar a causa geral desses fatores, pois cada local onde esses ocorrem possuem características geográficas, politicas e de infraestrutura diferentes. Um dos raros exemplos onde a causa geralmente é motivada pelo mesmo fator, é a chuva ácida que é formada pelos gases de poluição das cidades, que se misturam com o vapor d’água presente na atmosfera, formando uma chuva com PH elevado, capaz de causar alguns problemas como provocar a morte da vegetação, deteriorar a pintura de carros e edifícios, elevar o nível de acidez das águas, que voltaram contaminadas ao seu ciclo, entre outros.
Os demais fatores normalmente são determinados pela geográfica e gestão da cidade, porém principalmente devido ao segundo fator, pois determina todas as relações entre o meio urbano e as condicionantes naturais do local. Uma cidade onde a construção desordenada, a ausência de leis ou simplesmente a impunidade para com as pessoas que não a seguem ocorre, problemas com a água provavelmente serão constantes, caso as condições geográficas não favoreçam o local. O problema é que as condicionantes naturais quase sempre serão desfavoráveis, pois elas se encontravam em equilibro até que o meio urbano transformou-a e proporcionou um desequilíbrio causado pela falta de um projeto adequado e seguido