As Chuvas Normalmente J Tem Acides Devida A Presen A De Di Xido De Carbono
446 palavras
2 páginas
Chuva acida e suas conseqüências ambientais.A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).
As chuvas normalmente já têm acides devida a presença de dióxido de carbono, porém, não são prejudiciais ao homem ou à natureza, pois o seu ph está em torno de 5,4.
As chuvas ácidas têm origem a partir do acúmulo de poluentes químicos, e é resultado da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Com a queima desses combustíveis, o ph das chuvas ficam baixo, em torno de 2,2 e 5, e se tornam prejudiciais ao homem e a natureza.
Embora não haja dados concretos, estima-se que o fenômeno da chuva ácida tenha surgido com a Revolução Industrial e a crescente queima de combustíveis fósseis.
Atualmente, a chuva ácida é um dos principais problemas ambientais nos países industrializados, e tem se agravado, principalmente nos países que estão em desenvolvimento. O setor industrial de tais países tem crescido muito, porém de forma desregulada, e conseqüentemente, o meio ambiente tem sido agredido.
As grandes cidades como Nova York (EUA), Berlim (Alemanha) e até a Atenas (Grécia) já sofrem com os efeitos da chuva ácida há muito tempo, mas, há apenas 10 anos que este tema começou a ser investigado mais a fundo pelos ecologistas e cientistas do clima.
Quando há chuva ácida, pode-se danificar o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc. A chuva ácida pode até mesmo causar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar algumas espécies de animais e vegetais, causando a poluição de rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças do sistema respiratório.
Este problema tem se acentuado nos países industrializados, principalmente nos que estão em