relatorio de fisica b leis de ohm
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
RELATÓRIO DE FÍSICA – RESISTIVIDADE ELÉTRICA E LEI DE OHM
LARISSA PENA DE ABREU ROLIM – 21101604
MAURO IGOR DE ALMEIDA GIRARD – 21005115
CARLOS EDUARDO VILELA –
MANAUS
2015
INTRODUÇÃO
A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de elétrons e é formada quando há uma diferença de potencial (V) em um fio condutor elétrico. Esse movimento, por sua vez, fica sujeito a uma oposição que é a resistência elétrica que existe nos condutores. Resistência elétrica é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica.
A Primeira Lei de Ohm consiste na interação de corrente (i) e tensão (V) sob a presença de uma constante que se denomina resistência elétrica (Ω).
A Segunda Lei de Ohm indica que fatores influenciam a resistência elétrica. De acordo com a segunda lei, a resistência depende da geometria do condutor e do material de que ele é feito. A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de seção.
OBJETIVO
O procedimento tem como objetivo medir, através da relação V/i, a variação da resistência de um condutor linear em função do comprimento e da área de sua seção transversal.
MATERIAL UTILIZADO
1. Fonte CC variável
2. Fio de constantan de 0,2mm de diâmetro
3. Régua
4. 2 garras de montagem
5. 2 fios de conexões
6. 1 amperímetro
7. 2 isoladores
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente foi montado todo o circuito. Após a montagem foi ligada a fonte de tensão variável para realizar as medidas de voltagem com o voltímetro e corrente com o amperímetro. Todos os dados encontrados foram preenchidos na folha de dados conforme a tabela de voltagem.
A corrente foi ajustada para i = 0.10A, 0.20A, 0.30A, 0.40A, 0.50A e foi-se anotando a tensão (V). Após isso,