As causas que levam jovens a criminalidade
São várias as causas que levam jovens de todas as classes sociais a seguirem o caminho da criminalidade. No entanto as mais apontadas são:
• A situação de pobreza- devido à crise que se abateu sobre Portugal as pessoas têm necessidade de entrar no mundo da criminalidade para arranjar dinheiro para pagar as suas dívidas e para conseguir sobreviver.
• O elevado nível de desemprego- famílias que têm mais do que um elemento desempregado recorrem por vezes a actos criminosos para conseguirem superar as dificuldades que a vida lhes traz.
• Diferenças étnicas e culturais- a cor da pele, as diferentes opiniões, os diferentes valores, as diferentes culturas, entre muitas outras coisas muitas vezes servem de pretexto para uma atitude violenta ou para actos criminosos.
• Relações familiares conflituosas e crise de valores- o ambiente em que a pessoa está inserida e os valores que lhe são transmitidos influenciam por vezes o modo como ela age. Uma pessoa habituada a assistir e por vezes a ser envolvida em situações de conflito torna-se mais receptível á violência.
• Relações com os amigos e colegas pouco saudáveis- as “más influências” que alguns jovens exercem sobre outros e o “bulling” são as principais causas das atitudes criminosas praticadas pelos jovens.
• Factores de personalidade e motivacionais- Cada pessoa é diferente, tem personalidades diferentes e, por isso, reage de forma diferente a uma mesma situação. Por esta razão, há pessoas mais ou menos agressivas do que outras, umas que superam as dificuldades melhor ou pior do que outras e umas que são mais ou menos influenciáveis que outras.
As causas que levam à criminalidade são variadas mas todas elas estão directamente relacionadas com o indivíduo e a sua