As características do recrutamento e seleção de pessoas no âmbito do setor público
Francisco Leno Alves Sales*
RESUMO
Sabe-se que, na atualidade a realidade organizacional tem passado por diversas mudanças. O cenário político, econômico e social se alterou muito desde que o processo de globalização teve início e as tecnologias se difundiram. O objetivo deste artigo é demonstrar a importância do Recrutamento e Seleção de pessoas na Administração Pública, bem como suas características. A nosso ver a nova configuração mundial fez com que as organizações públicas precisassem alterar seu posicionamento frente às mudanças, passando a valorizar aspectos de sua gestão que antes eram praticamente ignorados. Um desses aspectos é o fator humano. Na gestão moderna é preciso que toda e qualquer organização, independente do ramo em que atua e de seu porte, procure formas de se tornar mais competitiva, tendo em vista que o aumento da concorrência tem sido significativo nas últimas décadas. O processo de recrutamento e seleção é de suma importância para as organizações públicas para que o mesmo tenha um bom desenvolvimento. E uma das formas mais recorrentes de se tornar mais competitiva é por meio dos recursos humanos de que a organização dispõe. Agregar talentos à sua equipe de funcionários é uma forma de fazer com que a organização aumente e melhore sua performance diante do mercado em que atua, fortalecendo sua imagem junto a clientes e fornecedores.
Palavras-chave: Características, Recrutamento e Seleção, Setor Público.
INTRODUÇÃO
Quando a instituição pública admite um servidor está admitindo toda a sua história e sua carga emocional, e não apenas um ocupante de um cargo, com as qualidades exigidas por ela. (Clara e Nickel) Adaptado para o setor público.
A preocupação constante da seleção de pessoal influi diretamente na prestação dos serviços, no clima de trabalho, na rotatividade de pessoal, na evolução