Relatorio descritivo e argumentativo
Relatório Descritivo
Durante a visita domiciliar, realizada no Bairro de Manguinhos, na comunidade de Samora Machel, situada no Rio de Janeiro, a moradora confirmou os dados para o preenchimento da ficha cadastral, para o Projeto de Regularização Urbanística e Fundiária de Manguinhos, que visa regularizar os imóveis dos moradores, pois habitam em uma área pertencente à união e não possuem Registro de Imóveis. Assim através desta ficha cadastral a Prefeitura entrará em contato com estes para dar a titulação do imóvel.
A usuária reside em uma casa, com um pequeno quintal, de cor Amarela, apresentando paredes com intensa umidade, interna e externa e possui um esgoto que corre a “céu aberto”, passando no seu quintal. A casa possui 5 cômodos : 2 quartos, sala ( que possui grande umidade nas paredes internas, gerando mofo), cozinha e banheiro.
A família da moradora é composta por 4 pessoas: O marido, ela e dois filhos, sendo um de 3 anos e outro de 11 anos, que está estudando em uma escola pública. O marido trabalha de carteira assinada, profissão de Ajudante de Obras e possui uma renda mensal de 622,00, a usuária é do lar.
A moradora residia no Bairro Jacaré, sendo que uma enchente, destruiu sua casa, ficando está sem ter onde morar com sua família. A Prefeitura do Rio, foi acionada, pois inúmeras famílias se encontravam nessa situação, e cedeu um imóvel para cada uma dessas famílias desabrigadas. A usuária então recebeu este imóvel, com um documento de posse, onde reside nele há 13 anos.
A família pensa em deixar este imóvel, porém não possuem condições para isso. Está aguardará o documento de Registro de Imóveis que será fornecido através deste Projeto, para que assim que regularizada sua situação, ela possa vender está casa e comprar outra, pois alega que a violência do tráfico de drogas também é um dos influentes para que ela saia desta comunidade que não é pacificada.
Relatório Interpretativo
Durante a visita