Trabalho sobre aquecedores solares e a gás
1. Introdução
A radiação solar recebida na superfície da Terra pode ser convertida em calor, e contribuir para atender as necessidades energéticas destinadas ao aquecimento de água no setor residencial. Os coletores solares transferem a energia solar absorvida para o fluido a ser aquecido. A possibilidade de utilização da energia solar, em edifícios residenciais permite ao consumidor cada vez mais a capacidade ambiental e a possibilidade de uso dessa alternativa de forma complementar ao seu consumo atual.
Quanto à utilização dos gases combustíveis, representa um grande potencial de economia de energia primária para a produção direta de calor. No setor residencial, a substituição da eletricidade por gases combustíveis para a produção de água quente, além de contribuir para amenizar a pressão sobre as fontes primárias, é primordial para poupar energia elétrica, ao reduzir a demanda particularmente nos horários de pico.
2. Equipamentos
O sistema predial de aquecimento de água através do uso da energia solar e do gás natural é composto por diversos equipamentos e componentes. Sendo estes os detalhados a seguir:
2.1.1. Aquecedor à Gás Natural
Existem diversos tipos de aparelhos para aquecimento de água a gás natural no mercado, com características específicas e que permitem diversidade de aplicações, tais como, água para banho e lavatório, aquecimento de piso e ambiente, piscina, saunas e etc.
2.1.2 Aquecedores de Passagem (Instantâneo)
Os aquecedores de passagem a gás, também conhecidos como aquecedores instantâneos, são aparelhos compactos que aquecem a água no instante em que existe uma solicitação de demanda nos pontos de consumo. Figura 1
De uma forma geral, todos os aquecedores de passagem são constituídos por uma unidade de aquecimento na qual há um queimador que permite a combustão adequada do gás natural, e um trocador de calor que transfere o calor