As características do amor cristão
Quais as características do amor cristão? O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.
Comente: existe este tipo de amor no comportamento das pessoas de hoje?
Hoje vivemos num mundo onde os verdadeiros valores estão transformados. O poder, o ter e o prazer são objetos de adoração e idolatria. A luta pelo poder torna as pessoas desumanas; O mundo vive ameaçado por guerras, conflitos e é clara a divisão entre ricos e pobres e, ao invés do ser humano considerar o outro como irmão, considera-o como adversário. O prazer também ameaça a o ser humano e sua dignidade. Mas mesmo vivendo essa realidade, o cristão é chamado a transformá-la, vivendo o compromisso que assumiu no Batismo. Esse é o grande desafio do cristão, transformar este mundo que está se estruturando como se Deus não existisse, de tal forma que as pessoas estão caindo na solidão, no vazio. O homem vai se afastando cada vez mais de Deus, esquecendo que Ele é o princípio, o fim e a presença da vida. Comente porque Paulo dedica um capítulo inteiro para falar da caridade cristã?
Paulo entendeu a proposta de Jesus. Ela é uma proposta de vida, uma proposta de amor. Entendeu o ensinamento de Jesus Cristo de que que todos são filhos de Deus e que todos têm os mesmos direitos diante de Deus e a sua proposta de fraternidade e de amor. Por isso o apóstolo ensina que o cristão deveria viver, no amor, pois o amor nutre, esclarece e conforta. É a inspiração de tudo o que é bom. É a luz do coração. É o que faz o espírito evoluir e transcender. O amor é o que vale a pena.
2Cor, 5-11-21; 2 Cor 6, 1-10
Como vive o missionário que abraça a causa do Evangelho?
Duas grandes razões impulsionavam o apóstolo: a consciência do