Homilias Diárias Papa Francisco
Papa Francisco
17 de outubro de 2013 – Evangelho: A soberba apaga a fé - Lc 11, 47-54.
“Quando nos fechamos e não deixamos os outros entrar a fé se torna ideologia. E a ideologia não convoca. Nas ideologias, Jesus não existe, não existe sua ternura, seu amor e sua bondade. As ideologias são rígidas, sempre. E quando um cristão se torna discípulo da ideologia, ele perde a fé: não é mais discípulo de Jesus, é discípulo deste modo de pensar.”
“Quando um cristão não reza, acontece isso. E o seu testemunho é soberbo. Quem não reza é orgulhoso, é seguro de si, busca a própria promoção. Ao invés, quando um cristão reza, não se afasta da fé, fala com Jesus. Todavia, não se trata de recitar orações, como faziam os legistas, mas falar com Deus de coração a coração. Uma coisa é rezar, outra coisa é recitar orações.”
“Peçamos ao Senhor a graça de primeiramente não deixarmos de rezar, para não perdermos a fé e permanecermos humildes. Dessa forma, não nos tornaremos pessoas fechadas, que fecham o caminho dos demais para o Senhor.”
JOSEANE: O Papa fala das ideologias dentro da própria religião, dos que se sentem no direito de “comprar do direito de ir para o céu”, quando na verdade testemunhar Jesus é se mostrar humilde na medida em que se reconhece o quanto somos fracos e, por isso, precisamos sempre rezar, sentir Jesus em nosso coração. Precisamos, também, deixar os outros entrarem e não os condenarmos, afastando-os da Igreja. É preciso mostrar a verdade por meio da caridade. Só acolhendo um pecador é possível convertê-lo.
21 de outubro de 2013 – Evangelho: O rico sem juízo - Lc 12,13-21
“Quando uma pessoa é apegada ao dinheiro, destrói a si mesma, destrói a família! O dinheiro serve para nos trazer tantas coisas boas, tantos trabalhos para desenvolver a humanidade, mas quando o seu coração é assim apegado, isso o destrói. (...) Não o dinheiro em si, mas a atitude que se chama ganância”.
“Isso é um problema de todos os dias. Quantas