As boas mulheres da China XINRAN
FACULDADE DE INDAIATUBA
CIENCIAS SOCIAIS
SEGUNDO BIMESTRE
NOVEMBRO DE 2010
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE INDAIATUBA
PATRICIA SANCHES UEDA
AS BOAS MULHERES DA CHINA
XINRAN
CIENCIAS SOCIAIS
Professor DAVIS BULL
INDAIATUBA
Novembro 2010
1 – Qual dos relatos contidos no livro mais lhe chamou a atenção? Justifique.
R: A menina que adotou a mosca como animal de estimação, apesar de que todas as histórias me chocaram, por se tratar de seres humanos. Infelizmente já é real no mundo em que vivemos, ela não é a única a passar por essa situação. Mediante a situação em que sofrerá inúmeros abusos sexuais pelo pai e a omissão de sua mãe ciente aos fatos. Com a falta de amor, respeito e segurança seu único refugio de preocupação e carinho fora seu irmão e a mosca, preferindo a morte por não ter amor recíproco dos seus pais.
2 – As únicas que admitem ser felizes são “As mulheres da colina dos Gritos”, por qual razão? Explique a resposta.
R: Para mulheres da colina dos Gritos, todas as mulheres do mundo vivem iguais a elas, “felizes” numa vida primitiva, numa cultura, se satisfazem sendo reprodutivas e valorizadas pela sua sociedade. No que as faz pensar que todas as mulheres no mundo são assim iguais a elas.
3 – O que poderia ser feito para garantir mais equidade entre homens e mulheres na China.
R: Mudar os membros da política do governo, que fora a “Revolução Cultural” assim acabar com o preconceito para com as mulheres, pois os homens achavam que elas eram simplesmente objetos aos seus anseios. Mas que na verdade buscam e desejam formar uma família que se baseie em sentimentos.
Opcional – Apreciação do livro, comentários e opinião crítica.
A autora Xinran foi muito amada pelas ouvintes de seu programa, pois as