Segurança do trabalho nas empresas - Situações de risco
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
INACIO LUIS KLOCK LUFT
MATEUS EDUARDO BUTZKE
SEGURANÇA NO TRABALHO
BLUMENAU
2013
Introdução
Hoje em dia um assunto muito discutido e em ascensão é a segurança e bem estar das pessoas, seja no trabalho, em casa, ou em algum local público. Com o crescimento das indústrias, a visão de redução de custos, a falta de mão de obra qualificada, e o jeitinho brasileiro este assunto está cada vez mais tomando foco no Brasil.
A segurança não envolve somente a fiscalização de acidentes ou riscos visíveis ao olho humano, mas também há uma preocupação em relação a medicina e ao bem estar, como a temperatura, humidade, ruído, níveis de estresse que possam ser gerados. Fatores que dificultam a produtividade, a saúde e o bem estar de todos.
Nas empresas com certo porte é dever da empresa ter a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, onde é reunido um grupo de pessoas interna a empresa que gerenciará as não só questões de segurança propriamente ditas evitando acidentes, mas também zelando pelo bem estar dos empregados. Também nas empresas dependendo do porte é necessário ter um técnico ou engenheiro em segurança para fiscalizar e responder pelas responsabilidades em relação a segurança da empresa ou do projeto que ele é responsável.
Para reger todo o controle relacionado a este assunto o Ministério do Trabalho e Emprego documentou 36 Normas Regulamentadoras onde cada uma trata de um assunto e interesse comum.
Qualquer local, obra, equipamento é fiscalizado pelo órgão responsável para garantir o mínimo de segurança previsto em lei, porém nem sempre isto é cumprido.
Para demonstrar a falta de preocupação foram levantadas algumas situações onde há a despreocupação com a segurança.
Fios expostos com fácil acesso à alunos.
Nesse exemplo temos um serviço inacabado oferecendo perigo aos