As Atividades De Manuten O Tem Se Tornado Cada Vez Mais Significativas Em Apoiar Os Processos Organizacionais
Menos perdas de materiais durante a produção;
Menos perdas de produtos e materiais devido à má qualidade;
Mais produtividade;
Maior atendimento aos prazos de entrega
Menos gastos com adversidades;
Menor depreciação do patrimônio;
Etc.
Por outro lado, muitos profissionais responsáveis por atividades de manutenção não conseguem mostrar os resultados destas atividades, consequentemente são criticados, são considerados improdutivos, entram em conflitos com seus superiores e ficam desmotivados.
O objetivo deste artigo é sugerir um modelo simples e prático que operacionaliza as principais rotinas envolvidas no processo de gestão das atividades de Manutenção e os resultados deste processo.
Primeiramente a organização deve relacionar suas máquinas, equipamentos e instalações passiveis de manutenção. Esta relação deve ser o mais completa possível, onde, cada máquina deve ser descrita quanto ao seu número, referência, nome, setor em que é alocada, etc. As máquinas, equipamentos e instalações também devem ser identificados fisicamente conforme a lista relacionada, ou seja, cada máquina deve ser identificada com placas, etiquetas, pintura, etc.
Deve-se elaborar uma ficha para cada máquina, equipamento e/ou instalação relacionadas anteriormente. Em cada ficha de máquina devem ser relacionados os componentes passíveis de manutenção, os fabricantes / fornecedores dos componentes relacionados bem como observações importantes relativas à manutenção de cada componente. A mesma ficha também deveria conter um check-list com a descrição das atividades de manutenção a serem feitas na máquina, equipamento e/ou instalação, ou seja, o que deverá ser